sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dia 01 - Por que Budismo Nitiren?

Bom, pra inaugurar os nossos "24 Dias de Budismo Nitiren" vamos ao Dia 01 hahaha! Vc deve estar se perguntando: "mas afinal por que ele é um budista nitiren?". Bom, a resposta não é simples, foi todo um processo q foi moldando a minha maneira d enxergar a vida e o mundo, mas isso é história pra outro dia hahaha! Em primeiro lugar, eu sou muito cético em relação à esfera espiritual da vida por eu pensar que os deuses e as religiões na verdade foram criados pelos próprios seres humanos a fim de responder as suas questões existenciais, responder aquilo q ainda não pode ser explicado pela ciência, além d desde os tempos antigos servir d método d coerção social e d serem manipuladas pelo respectivo sacerdócio, e as pessoas ficam com cegueira, partem para o fundamentalismo e o resto vocês já sabem. Uma coisa que eu aprendi com a faculdade de História é a analisar tudo até as mais profundas raízes, tudo tem uma causa, uma formação. Em segundo lugar, como consequência do q está explicitado acima, eu simplesmente não consigo acreditar no deus cristão, um deus pessoal sentado em um trono "brincando" com os seres humanos segundo os seus próprios egoísmos. Bom, não consigo acreditar nesse tipo de coisa. O meu conceito de divindade ultrapassa os limites de um deus pessoal, eu acredito que existe uma energia natural inerente a todo o Universo, e que esta manifesta-se desde o vácuo do infinito até estrelas, planetas, ambientes e criaturas, sendo, portanto, tudo interligado, tudo possuindo essa energia dentro de si. Eu poderia até chamar isso de "Cosmos", "Mãe Natureza" ou simplesmente de "Universo". Ele ultrapassa as barreiras de uma figura pessoal, de um ego, e todos, como parte do Todo, interagem através de pensamentos, mentalizações, ações, palavras, tudo... mas enfim, vamos ver isso em outro dia, já to me empolgando aqui hahaha! E enfim, quando eu estudei o Budismo Nitiren "EUREKA!" eu havia encontrado uma religião com a mesma filosofia q eu O.o incrível não?! mas a gente vai ver as "causas" disso em outro dia hahaha! No Budismo eu também encontrei uma religião que não agride as outras em nome de uma verdade (lembrando q a verdade é relativa), uma religião aonde cada um pode e deve manifestar a natureza com a qual veio a essa existência, uma religião humanista, baseada no ser humano, na sua natureza e nos seus potenciais, uma religião racional, que zela pela cultura, pela paz e pela educação, uma religião que te coloca a par com a toda a natureza e não acima dela, uma religião aonde eu não preciso pedir nada pra nenhum ser supremo, uma religião que me faz ser ativo em minha própria vida e no meu ambiente, enfim, uma religião aonde tudo depende única e exclusivamente de VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário